O que hoje parece simples, há algum tempo já foi um grande problema. A facilidade de comunicação em todo o mundo trouxe melhorias também para o mercado financeiro. Pouca gente conhece, mas a Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (Swift) foi precursora de muitas melhorias que vemos hoje. Criado em 1973 para facilitar a comunicação de pagamentos internacionais, o Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (Swift) foi fundado por 239 bancos de 15 países na Bélgica, um país considerado como neutro.
Logo depois, em 1977, foi estabelecido um sistema de mensagem, substituindo o Telex. O componente principal do serviço original incluía uma plataforma de mensagem, um sistema de computação para validar e encaminhar mensagens e um conjunto de padrões de mensagens.
O que é o Swift
Na prática, a Swift é uma cooperativa que envolve membros globais e serve como provedora de serviços de mensagens financeiras. Trata-se de um serviço para viabilizar transferências internacionais, permitindo a troca de informações.
Atualmente o Swift possui em torno de 80 produtos e serviços, presentes no dia a dia de muitos investidores ao redor do mundo. Conheça os principais:
SWIFT Net
Plataforma avançada de mensagem baseada em IP. Permite que as instituições financeiras troquem dados financeiros de maneira segura, econômica e confiável, através dos padrões MT e ISO 15022. É usado por mais de 11 mil instituições e pelos seus clientes corporativos em todo o globo, trocando mais de 31,3 milhões de mensagens por dia. Oferece quatro serviços de mensagens: FIN, InterAct, FileAct e WebAccess.
FIN
É o mais antigo e o principal serviço de mensagem oferecido pelo Swift. Permite a troca de mensagens seguras e confiáveis em modo store-and-forward através do padrão SWIFT MT e ISO 15022, mas deve ser modernizado e se tornará o FIN Renemal, também há uma expectativa de mudança para o padrão ISO 20022.
InterAct
Trata-se de um serviço de mensagem que permite mensagens interativas (tempo real) entre as partes. Também pode-se operar o mesmo sistema de mensagens do serviço FIN. Utiliza trocas de mensagens e dados baseados no formato XML entre usuários, incluindo mensagens nos padrões SWIFT MX e ISO 20022, podendo ser usado para pagamentos, instrução de compensação, confirmação de câmbio e demonstrações e relatórios.
FileAct
O FileAct é uma maneira segura, confiável e eficiente de transferir e receber arquivos de qualquer tamanho e formato. Está presente em 208 países e com mais de 8.500 agentes trocando milhões de dados financeiros todo dia.
WebAccess
É um canal desenhado para possibilitar acesso seguro e confiável aos serviços oferecidos pelo Swift através de navegadores de internet. Também pode ser usado pelos próprios clientes que já integram a rede Swift, com a intenção de acessar dados dos seus fornecedores.
Global Payments Innovation (GPI)
Anunciada em dezembro de 2015 e criada no início de 2017, a ferramenta permite fazer pagamentos transfronteiriços de forma rápida, transparente, rastreável e que também inclui pesquisa avançada. O modelo foi desenhado para corporações, bancos e mercado de capitais e permite que cerca de 50% dos pagamentos sejam creditados aos beneficiários finais em 30 minutos, 40% em menos de 5 minutos e 100% feitos em 24 horas. Destaque para a capacidade de rastrear os fluxos de pagamentos end-to-end e em tempo real, sabendo por quais bancos o pagamento está sendo feito e quais taxas estão sendo pagas por toda a cadeia de pagamentos.
Vale destacar, ainda, o conceito de Directory, uma base de dados com informações relevantes em relação aos bancos participantes do GPI, como indicação de quais moedas eles processam, o tempo de processamento dos pagamentos etc. Com tais informações, é possível criar diversos caminhos para pagamentos transfronteiriços, da forma que for mais conveniente. Com uma comunidade formada por mais de 4.118 instituições financeiras, sendo negociado $327 bilhões por dia, chegando em 2019 a $77 trilhões, em 148 moedas diferentes. Destaque para os bancos brasileiros que integram essa comunidade: Banco Votorantim e Bradesco.
Padrões Financeiros
São definições de tudo, desde conceitos gerais a pedaços microscópicos de dados. Essas definições são capturadas em um modelo altamente estruturado, que consegue então exportá-las para desenvolvedores e usuários de aplicativos, interfaces, mensagens e qualquer outra representação que precise falar a linguagem das transações financeiras com claridade e precisão. Para conduzir seus negócios, instituições financeiras trocam massivas quantidades de informações com seus clientes e entre eles próprios. Tais trocas só funcionam se o emissor e o receptor da mensagem possuem um entendimento comum de como interpretar tal informação. Isso é especialmente verdade se qualquer uma das partes deseja depender inteiramente de computadores para processar as informações.
Para ser capaz de eliminar a necessidade de intervenção humana na interpretação dos dados, a indústria financeira criou definições de mensagens – que são acordos em como organizar o dado que se quer trocar em formatos estruturados (sintaxe) e com significados (semântica) específicos.
Contudo, existem vários padrões de mensagens, cobrindo diferentes regiões geográficas e áreas de negócios, alguns exemplos são: ISO 15022, ISSO 8583, FIX, FpML, SWIFT proprietary, Proprietary domestic standarts e XBRL.
ISO 20022
É um padrão global e aberto para intercâmbio de informações, que está sendo adotado por um número crescente de usuários em vários domínios: seguros, pagamentos, mercado de câmbio, cartão etc. Ele promove uma metodologia que descreve o processo de negócio gerando uma língua comum. Tem como suporte um repositório central, que inclui um dicionário de dados e um catálogo de mensagens – que são acessíveis a todos. Partindo de um ponto de vista estratégico, a utilização de um padrão universal garante sinergias e a capacidade de migração para padrões tradicionais, aperfeiçoando assim a entrega de produtos e serviços.
ISO 20022 é estruturado em três camadas de forma a atacar os dois principais alicerces dos padrões financeiros (semântica e sintaxe): a primeira camada estabelece a atividade exercida, a camada intermediária providência a mensagem lógica ou modelo da mensagem e a última camada lida com a sintaxe.
Partindo-se de um exemplo, uma transferência de crédito. A informação do negócio é organizada em elementos de acordo com atividade ou modelo de negócio, que nesse caso são: devedor (a parte que recebe), credor (a parte de paga), agência do devedor (o banco usado pelo devedor) entre outros.
Usando esses conceitos, estabelece-se a próxima camada que é a definição de uma mensagem lógica ou modelo de mensagem. Uma mensagem lógica é a descrição de toda a informação que é necessária para performar um específico modelo de negócio, independentemente da sintaxe. Os componentes da mensagem são organizados em uma estrutura hierarquizada.
Os componentes foram desenhados para serem reutilizados, ou seja, os mesmos componentes podem ser usados em diferentes modelos de negócios. Já a terceira camada se caracteriza pela sintaxe, é a representação física da mensagem lógica. Um ponto a ser destacado do ISO 20022 é a capacidade de facilmente trocar informações enquanto usa diferentes padrões de mensagens conhecido como interoperabilidade. O catálogo do ISO 20022 inclui 800 mensagens, em um repositório específico nas seguintes áreas: